RESENHA - HISTÓRIAS DO IGAPÓ

HISTÓRIAS DO IGAPÓ

- RESENHA -

Gutyerrez Filho

SOBRE O AUTOR:

Oliver Reey e Oliver Gutyerrez é o pseudônimo de Gutyerrez Oliveira Monteiro, nascido em 1955, formado em letras pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas. Atua como professor e é idealizador de diversos projetos literários e artísticos em Manaus/AM. Apesar de escrever já há algum tempo (desde 1980), começou oficialmente sua carreira literária em 2013 ao publicar o livro de contos O Menino Virtual e Outros Contos pela Protexto de Curitiba, livro este publicado em parceria com sua esposa Rosa Neves Monteiro (Pedagoga) e seu filho Gutyerrez Filho. 

Em seguida publicou os livros Não Andeis Ansioso (2015), e Há quem prefira Porcos (2019), publicados de forma independente pela Editora BK. Os livros trazem reflexões filosóficas e teológicas sobre fé e autoconhecimento.





SOBRE O LIVRO:

Oliver Reey teve seu primeiro romance publicado em 2018, intitulado Histórias de Igapó (que no momento está em processo de uma segunda edição). A história do livro mostra um cenário rústico e rural das comunidades ribeirinhas no interior do Amazonas do início da década de 1960.

Descrita em primeira pessoa por Oliver (personagem baseado no próprio autor) um garoto de seis anos que mora com a sua avó e observa com curiosidade os moradores da região, seus costumes e suas histórias. Se questionando pela sua origem e buscando sempre saber sobre o paradeiro de sua mãe, Oliver acaba tendo variadas experiências com entidades dos rios e florestas, e descobrindo que pode ter mais ligações com elas do que imaginava.





As principais personagens do livro são: o narrador e Maria Cândida, sua avó, uma mulher que teve seus sonhos interrompidos após ter sido entregue a um casamento quando tinha apenas 14 anos, como era de costume na época.

Os famosos caçadores Selé, Anísio e Chico Bala, que são vistos como heróis na comunidade, e Antônio Bener, o misterioso homem-boto que assola o lugar.

O livro carrega um misto de mistério, fantasia e terror e trata-se de uma jornada espiritual pelo desconhecido ao recontar variadas lendas locais e mostrar o início do amadurecimento de uma criança. Podemos encontrar no livro a lenda do boto, da Iara, Matinta-Pereira, da mulher que vira porca entre outras mais.



O mais interessante do livro é que muitas das experiências neles encontradas foram reais e, com isso, mostram o fluir do imaginário de um povo supersticioso que, por não possuir luz elétrica, ao anoitecer têm suas crenças influenciadas pela escuridão, pelos ruídos das matas virgens e pelos misteriosos e labirínticos igapós; que se tornam o portal para um mundo fantástico nesta história.

Por fim, o escritor Oliver Reey, Oliver Gutyerrez ou Gutyerrez Oliveira possui o meu eterno respeito, não apenas por ser um escritor do gênero fantástico (que é coisa rara de se ver na região norte do país), ou pela sua habilidade de desenvolver uma história que nos faça oscilar entre o mistério, o suspense e a risada nos episódios cômicos desse livro (como a história de Tolentino e seu pacto com o demônio), mas também por ser o meu pai e aquele que me ensinou tudo o que sei.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A culpa é minha?

FALA AÊ! (Crônicas do Cotidiano Carioca)

ROUPAS (OU PEQUENAS COISAS DE MENINO)