Resenha A Entidade do Frank De Felitta


Livro: A Entidade

Original: The Entity

Ano de publicação: 1978

Sinopse:

Terror e mistério num caso de violência sexual: quem seria o novo ataque. Um inimigo forte e cruel subjuga Carlotta Moran, uma inocente viúva, mãe de três filhos, levando-a ao desespero.

Resenha:

A Entidade é um livro marcante, um dos clássicos de horror do prolífico anos 70. O livro gira em torno de uma mulher que começa a ser atacada por um ser invisível. Um fantasma? Um demônio? Uma entidade?

Carlotta vive sozinha com os 3 filhos e a vida não é fácil. Precisando estudar, trabalhar e ainda receber ajuda assistencial do governo, a vida dela vira um inferno quando os ataques começam. Os ataques sofridos são todos sexuais, ela acaba sendo estuprada por algo que ela e mais ninguém vê.

A jovem, desesperada, procura ajuda psicológica e quem a ampara nesse momento é o jovem doutor Sneiderman. Ele acaba criando uma afeição por ela e terá uma forte presença em sua vida.

Porém, com o tempo e vendo cada vez mais o avanço dos ataques, Carlotta acaba parando nas mãos de parapsicólogos, finalmente alguém que acredita no que ela vem passando. A luta para deter a entidade começa e o livro tem seus melhores momentos nesse embate.

O livro tem partes bem tensas, principalmente nos ataques; além de uma ótima discussão científica entre a psicologia tradicional e a parapsicologia.

Um clássico que recomendo. O livro possui muitas partes lentas, que, às vezes, deixam a leitura um pouco cansativa, porém vale muito a pena.

Um detalhe muito importante que deve ser notado, é que o livro é baseado em uma história real! A mulher que sofreu os ataques se chamava Doris Bither e ela sofreu sucessivas violências sexuais sem explicação. Sua história ficou tão famosa que posteriormente saiu o livro e um filme sobre o seu caso. Doris Bither, mesmo após o tratamento psicológico e parapsicológico, continuou sofrendo as agressões, ela mudava constantemente de casa mas mesmo assim a entidade a achava. Um tempo depois, as agressões simplesmente sumiram e ela finalmente encontrou a paz. Faleceu em 2006 devido um câncer.

Em 1984 o filme baseado no livro estreava nos cinemas. O nome nacional é O Enigma do Mal (Original: The Entity). No filme, Carlotta é interpretada pela atriz Barbara Hershey, conhecida do púbico de terror pelos filmes Sobrenatural e Sobrenatural 2.

Comentários

  1. Ótima resenha. Excelente escrita. Parabéns ao blog.

    ResponderEliminar
  2. A apresentação de uma resenha de um livro que é baseado em fatos reais é sempre bem-vinda! Deu vontade de ler/assistir!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Vitor! O livro é um clássico e a resenha excelente! Abraço

    ResponderEliminar
  4. Excelente resenha! Parabéns pela escolha e pelo texto! Abraço

    ResponderEliminar
  5. Interessante. Ainda não conhecia o livro

    ResponderEliminar
  6. Uauuu! Adorei a resenha! Não vi o filme e nem li o livro, mas saber que é baseada em fatos reais, já me despertou o desejo de ler. Parabéns Vitor, arrasou!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A culpa é minha?

FALA AÊ! (Crônicas do Cotidiano Carioca)

ROUPAS (OU PEQUENAS COISAS DE MENINO)