Expectativa Saraiva, por Humberto Barino


Expectativa Saraiva

Humberto Barino

No dia 12/05/2020 Saraiva anunciou o fechamento de sete lojas e deixou mais doze em atenção. Imagino o clima de ser funcionário da Saraiva hoje. Na verdade, o clima está mesmo muito instável e, diferente da forma como começou, repentinamente e com piadas, ninguém sabe quando vai acabar e quais serão os impactos ao certo. O fato é: Saraiva já não ia bem antes, seus pulmões já lutavam para respirar antes mesmo dessa doença. Saraiva está no grupo de risco.
Em maio de 2019 a Saraiva já havia tido prejuízo, olha que as projeções eram positivas. Mas, e as concorrentes? Ou melhor, e a Amazon? A Amazon teve um aumento considerável da receita no primeiro trimestre de 2020, ou seja, mais pessoas começaram a comprar os seus produtos. Todavia, Amazon teve diminuição em seu lucro operacional.
Momento carteirada, eu sou contador e auditor, números contábeis são fáceis para mim, mas traduzindo, lucro operacional é a subtração das receitas pelas despesas, não levando em consideração os tão temíveis impostos. Naturalmente, então, se a Amazon teve maior receita, todavia menor lucro, houve um aumento das despesas. E eles podem. Se você não vai mal financeiramente, você pode se dar um doce de presente. Segundo o relatório da administração da Amazon, houve um aumento das despesas com produtos de proteção e mudanças no processo interno de forma a permitir o distanciamento.
Não sei não, eim… Eu acho suspeito. Existe uma teoria contábil chamada de big bath ou grande banho em português, que diz que os gestores aproveitam momentos de crise para “lavar” sua demonstração financeira de tudo que poderia afetar seus números, e registrar números positivos depois. Pense assim, se o mundo todo tá indo mal, é justificável eu ir “um pouco mais mal” do que normalmente iria, me dando espaço para ir “um pouco melhor” depois.
Mas e a Saraiva? Ainda estamos sem notícias delas. Comparando número brutos, Saraiva foi mal enquanto suas concorrentes estavam indo bem. Todos amamos a Saraiva, sem dúvida alguma. Pra mim só perde pra queridinha Leitura, mas mesmo assim, ninguém bate os descontos progressivos da nossa amiga amarela. 4 livros, 20%. Já comprei mais de dez assim.
Rezamos por ela? Acho uma boa, principalmente por causa da concorrência dos preços. Muito dificilmente uma livraria nova vai conseguir assumir a parcela de mercado que a Saraiva deixar, dando ainda mais poder à Amazon. Que, cá entre nós, tinha mesmo é que se sair muito bem em meio a essa pandemia, visto que ela é realmente conhecida por seu comércio digital.
          E a Cultura… Nossa, não vamos falar sobre isso….


Comentários

  1. A gente sabe uma pequenina parcela de tudo o que acontece. Tem milhões de coisas que não ficamos sabendo. Elas ficam muito escondidas.. Se a gente lê o John Le Carré tem uma ideia de coisas que nem fazíamos ideia. É muito bom a Casa da Russia e Single e Single

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A culpa é minha?

FALA AÊ! (Crônicas do Cotidiano Carioca)

ROUPAS (OU PEQUENAS COISAS DE MENINO)