Entrevista com a Maitê Martins. (C M Carpi)

Entrevista com a Maitê Martins. (C M Carpi)

Hoje iniciaremos uma serie de entrevistas com autores nacionais de diversos gêneros, que particularmente sou fã, começamos por ela que é amante de café, escritora de romances com uma escrita fluida e encantadora. Estamos falando da Maitê Martins, escrevendo e encantando do interior paulista para o mundo, tem 38 anos e é casada, mas chega de introdução, vamos conhecer mais um pouquinho sobre ela a partir dela.






1. Me fale um pouco sobre você.
R: Minha mini biografia nos finais dos meus livros já fala bem o que eu sou: Louca por café, séries e livros (não exatamente nessa ordem). Sou supertímida pessoalmente e muitas vezes confundem isso com antipatia, mas juro que sou bem legal! Sou formada em fisioterapia e trabalho como instrutora de Pilates. Já fui técnica de enfermagem também. Mas abracei a escrita há alguns anos e não pretendo parar.


2. Como tudo começou?
R: Começou de forma despretensiosa. Eu sempre ficava encantada com histórias que me deixavam acordada a noite toda, o famoso “só mais um capítulo”. E sempre pensava: “De onde vem tanta inspiração?”. Então, um dia, do nada, enquanto eu assistia uma série chamada Sons of Anarchy (que é maravilhosa), veio a ideia de escrever o final de Por Trás Daqueles Olhos.
Quem leu o livro e assistiu a série sabe que não tem nada parecido, afinal a série é sobre um Motoclube e Daniel é chato demais para pilotar uma moto (risos). Mas as ideias surgem a qualquer momento. Não consegui parar depois disso.


3. O que te inspira?
R: Nada em específico, mas ao mesmo tempo tudo! Loucura, né? Uma música calma no meio do trânsito caótico, uma história contada por alguém, uma reportagem ou uma música (já usei tudo isso nos livros que escrevi!). Minhas maiores inspirações, pode acreditar, surgiram enquanto eu lavava a louça. Mas acho que o que me inspira mesmo é a vida. Ela me inspira o tempo todo.


4. Você deve ter um personagem preferido. Qual seria e por quê?
R: Nossa! É muito difícil escolher um deles, porque cada um tocou meu coração de um jeito diferente. Mas acho que posso dizer (por enquanto) que Nate, do Livro Tinha Que Ser Você, é o que faz o coração acelerar mais até hoje. Que os outros não me ouçam!


5. Como você faz a construção dos seus personagens?
R: Eu não sou de parar e fazer a ficha dos personagens. Normalmente já começo a escrever com alguma coisa em mente, características físicas e personalidade. Mas acontece sempre de acabar mudando muita coisa no meio do caminho. Porém muitas vezes eles já aparecem prontos, como a Heaven do livro Meu Pequeno Pedaço do Paraíso. Não consegui mudar nada dela enquanto escrevia, e olha que tentei, viu?!


6. Sei que vem projeto novo por aí. Me fale um pouco sobre essa nova ideia.

R: Então! É um projeto tão lindo e ao mesmo tempo tão assustador, porque é totalmente diferente de tudo o que já escrevi. É um livro LGBT que vai contar a história do Brad, um médico homossexual que se vê apaixonado por Dean, o amigo hétero da sua irmã. Estou tentando escrever uma história fofa, com algumas reviravoltas (como todo clichê) e estou muito empenhada em contar uma história de amor. E o livro está ficando lindo, gente!


7. Qual é o seu autor preferido?

R: Que pergunta difícil! Acho que todos sabem que sou louca pelo Harlan Coben e pela Colleen Hoover, né? Tanto que dois dos meus personagens levam o sobrenome deles. Também estou vivendo um intenso caso de amor com todos os livros da Elle Kennedy. A literatura nacional está arrasando muito! Temos autores maravilhosos, com livros mais maravilhosos ainda... Pode responder em quatro páginas?
8. O porquê do seu pseudônimo?

R: Quando escrevi meu primeiro livro, morria de vergonha do que as pessoas poderiam achar, ainda mais porque moro em uma cidade pequena. Acabei juntando as iniciais do meu nome com o sobrenome da minha mãe.


9. Soube de uma particularidade sua durante o processo de escrita. Me conte sobre isso.
R: Bom, eu não consigo fazer a tal da escaleta, o que é um problema enorme na maioria das vezes. É claro que sempre que eu sento em frente ao computador já tenho alguma ideia na cabeça, então acabo anotando tudo para não escrever. Mas todos os meus livros, sem nenhuma exceção, começaram pelo último capítulo. É sempre o final do livro que aparece primeiro e só então o restante da história. Uma confusão! (Risos).


10. Quantos livros? Me fale um pouco de cada um.
R: Até agora foram seis romances publicados, quatro de forma independente e dois por editora. São todos romances com um tantinho de drama. Por Trás Daqueles Olhos vem com o famoso clichê do homem com um passado cheio de culpa, daquele tipo que nunca vai se apaixonar, mas se apaixona pela Elena. A garota de olhos verdes que roubou seu coração na Itália (a melhor parte são eles na Itália).
Com Todo O Meu Coração conta a história do Adam, um homem maravilhoso que teve seu coração partido, por isso decide que nunca mais vai se apaixonar. Mas ele não contava que o furacão Sophie cruzaria seu caminho. Esse livro é spin-off de Por Trás Daqueles Olhos.


A Virada Do Ano, que escrevi junto com a Ruby Lace e a Jéssica Miguel, foi um dos mais divertidos de escrever. Summer e Reeve vieram cheios de piadas prontas e são super autênticos. Uma história que se passa durante a noite caótica da virada do ano em Nova Iorque.


Meu Pequeno Pedaço Do Paraíso é meu primeiro livro carregado de drama e só digo para prepararem o coração antes, mas leiam. Aprendi muito com aqueles personagens.


Tinha Que Ser Você é uma comédia romântica fofa, autêntica e com uma pitada de drama. Você vai amar e odiar os personagens na mesma proporção.


A Garota Que Eu Amo é um super clichê, mas ao contrário. Desta vez a carga dramática fica por conta da garota. É um livro com muitos gatilhos e muito, muito amor!
Ping-Pong: Eu falo uma palavra e você responde o que te vem à cabeça:
Amor.

R: Essencial


Vida.
R: Todos os dias


Saudades.
R: Meu avô. Sempre!

Desejo.
R: Viver apenas da escrita. Ver meus livros ganhando o mundo e por que não desejar que virem séries ou filmes?





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A culpa é minha?

FALA AÊ! (Crônicas do Cotidiano Carioca)

ROUPAS (OU PEQUENAS COISAS DE MENINO)